00 Miguel 00.jpg
03_Adventure Tours black.png

EQUIPA AVENTURA

A Mente Desportiva enquadrada como escola de desporto de montanha e aventura, é um projeto desportivo que tem como objetivo formar e treinar praticantes iniciados e autônomos em várias modalidades de desporto natureza e aventura. Com treinos regulares e formações continuas pretendemos dar sentido ao lema de práticas seguras na montanha. Preparamos os nossos alunos de acordo com um plano de progressão pedagógica que acreditamos ser a melhor forma de evoluírem dentro do meio.

TREINO:

As sessões de treino são realizadas por profissionais especializados e adaptadas à condição física e objetivos de cada praticante. É utilizado o método do treino funcional como base, utilizando os movimentos naturais do ser humano, tal como o seu nome sugere, de acordo com a nossa função e tarefa, complementados por exercícios específicos de progressão vertical e horizontal. Os exercícios de condicionamento geral são maioritariamente executados com o peso do próprio corpo em movimentos combinados ou suspensos sendo assim facilmente adaptáveis aos diferentes grupos e fachas etárias, têm como objectivo ganhar condição física geral para a prática de desportos aventura e em contacto com a natureza.

 

Em idades mais jovens acrescentamos o treino lúdico, que basicamente é o treino de competências e conteúdos através em formato de jogo ou competição, fazendo do treino um ambiente mais divertido e cativante.

FORMAÇÃO:

O processo de formação é contínuo e os conteúdos abordados são organizado por módulos. A avaliação é feita de forma contínua durante vários momentos ao longo da época um momento isolados de avaliação prático. O objetivo da formação é a preparação do aluno/formando mediante o seu nível de formação para a prática de montanhismo, escalada e canyoning.

 

As formações práticas estão divididas em dois níveis de formação e têm como indicação o seguinte enquadramento:

  • Nível I (Iniciação): Prepara para a prática da modalidade, enquadrada por praticantes mais experientes em atividades de baixo grau de compromisso;

  • Nível II (Autonomia): Prepara os praticantes com alguma experiência para a prática da modalidade de forma autónoma em atividades com grau de compromisso moderado;

Como complemento à formação serão realizados vários estágios/expedições durante a época. Estas atividades poderão ser de apenas um dia com ida e regresso no mesmo dia ou de vários dias com necessidade de pernoita local em formato de expedição. Durante o ano serão definidas as datas para os estágios e as condições para participar, poderás consultar essas datas no calendário do plano de atividades.

GALERIA: