quinta, 02/09 | Picos de Europa

Expedição: Picos de Europa e Cantábria

Expedição de quatro dias para iniciados à escalada e montanhismo. Uma expedição épica de aventura pelos Picos de Europa e Cordilheira Cantábria.
Expedição: Picos de Europa e Cantábria

Horário e local

02/09, 05:30 – 05/09, 23:00
Picos de Europa, Picos de Europa, 33554, Asturias, Espanha

Sobre o evento

Descrição:

O primeiro dia desta expedição é dedicado à viagem até à Vila de Potes na Cordilheira Cantábria passando por Riaño (1131m), província de León. Potes é uma cidade da Espanha que te faz voltar no tempo, na Idade Média, na época dos romanos e suas construções maravilhosas, a cidade que é considerada uma puebla (cidade pequena, aldeia ou povoado) fica em Cantábria, uma comunidade autônoma. Aqui temos a primeira atividade - Via Ferrata de Camaleño - situada na povoação de Los Llanos e construída em 2012, é uma das atrações locais. Com um desnível de 120 metros de altura e uma ponte suspensa em cabo de aço a 100 metros de altura é o primeiro desafio a superar. A estadia será no parque de campismo de San Pelayo, em Llanos (Potes), com wi-fi gratuito, banho quente e restaurante. Após o jantar propomos um passeio pela Puebla de Potes, para conhecer a localidade e seus costumes.

No segundo dia recolhemos o acampamento e seguimos viagem pela garganta de Rubejo em Lebeña com paragem para a primeira atividade do dia: Escalada em Placas de Lebeña. Uma pequena escola de escalada com cerca de 20 vias de escalada desportiva em rocha com grau de dificuldade baixo (IV a 6c). Após o almoço seguimos para o desfiladeiro da Hermida ainda na cordilheira Cantábria, onde realizamos a segunda atividade diária: Via Ferrata da Hermida. Esta é a maior Via Ferrata do parque nacional dos Picos de Europa, num percurso circular com cerca de 5km de extensão e duas pontes uma de cabo de aço e uma tibetana. Terminando as atividades diárias seguimos para o parque de campismo Naranjo de Bulnes em Arenas de Cabrales onde iremos pernoitar. O parque tem a disponibilidade banhos quentes, wi-fi e serviço de restaurante.

Iniciamos o terceiro dia desta expedição com uma pequena visita à Puebla de Las Arenas em Arenas de Cabrales, concelho Asturiano, uma das principais portas de entrada nos Picos de Europa. Seguimos então para Poncebos onde iniciamos a atividade do dia com o trekking pela Ruta del Cares até Caín e regresso, é um dos percursos mais belos e famosos da Europa que se percorre lado a lado com o rio Cares e com magníficos picos a superar os 2000 metros mesmo à nossa frente.

O restante período do dia está destinado a um passeio por Arena de Cabrales onde recomendamos uma refeição típica na vila de Las Arenas.

O ultimo dia da expedição fica destinado à escalada em Arena de Cabrales, na escola de escalada: Las Cabadas, uma escola de iniciação com 23 vias de escalada (IV e 7a+). Terminada a atividade matinal seguimos para o miradouro del pozo de la oración na Aldeia de Póo, aqui sugerimos um pique nique com vista para o imponente Naranjo de Bulnes (Pico Urriellu) com uma proeminência de 500 metros é um pico calcário que data da era paleozóica situado no maciço central dos picos de Europa. Iniciamos então a nossa viagem de regresso a Portugal com pequenas paragens em Cangas de Onis, León e Sanábria.

Programa/atividades:

# Via Ferrata de Camaleno:

  • Dificuldade: K3;
  • Desnivel Ferrata: 120m;
  • Distancia percurso: 1km;
  • Duração: 1h30m;

# Escalada em Placas de Lebeña:

  • Dificuldade: IV a 6c;
  • Desnivel max: 30m;
  • Duração: 3h00m;

# Via Ferrata La Hermida:

  • Dificuldade: K4;
  • Desnivel Ferrata: 318m;
  • Distancia percurso: 5,5km;
  • Duração: 5h00m;

# Trekking Ruta del Cares:

  • Dificuldade: Dificil;
  • Desnivel acumulado: 960m;
  • Distancia: 28 km;
  • Duração: 7h00m;

# Escalada Las Cavadas:

  • Dificuldade: IV a 7a;
  • Desnivel max: 20m;
  • Duração: 4h00m;

Inclui:

Guia certificado, equipamento de proteção (máscara e gel desinfetante), seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transporte desde Santa Maria da Feira e estadias em campismo.

Oferta: Reportagem fotográfica.

Trazer:

Lista de equipamento pessoal, a enviar após inscrição.

Condições:

- Preço: 200,00 € por participante;

- Não inclui: Alimentação, equipamento de proteção individual e outros não identificados como incluidos;

- Para participar é necessário comprovar formação inicial de praticante de montanhismo e escalada;

- A atividade têm um numero mínimo de cinco participantes para se realizar e máximo de oito;

- O participante é responsável pela condição física necessária para a atividade proposta e deve informar o(s) instrutor(es) de qualquer situação de risco que possa limitar ou impedir o desempenho;

- A participação de menores está condicionada ao acompanhamento de um representante adulto;

- O pagamento de qualquer atividade poder-se-á efetuar pelos seguintes passos:

1) De forma a reservar a sua atividade deve efetuar uma transferência bancária do valor total da atividade no momento de inscrição, para a conta com o IBAN: PT50 0035 0722 00002646300 31;

2) Enviar o comprovativo de transferência (digitalização/foto) para o email: info@mentedesportiva.pt - com o nome e data da atividade no assunto do email ou colocar esta informação no descritivo do movimento bancário;

- Qualquer incumprimento dos prazos pode resultar na perda da reserva e/ou montante já liquidado.

- Dever de informação (ao abrigo do artigo 6o do DL n.o 108/2009 de 15 de Maio) - clique aqui

Compartilhe este evento