sexta, 05/11 | Candal

Expedição: Por Montes e Vales de Arouca

A expedição por Montes e Vales de Arouca é uma atividade de trekking de dificuldade moderada, prolonga-se por três dias onde se realiza cerca de 85 km de caminhada com desniveis consideráveis, num território de beleza impar entre aldeias de montanha, vales e cumeadas com paisagens unicas.
Expedição: Por Montes e Vales de Arouca

Horário e local

05/11, 06:00 – 07/11, 18:00
Candal, Candal, Portugal

Sobre o evento

Descrição:

Dia 01 (Candal - Alvarenga): Inicia-se a primeira etapa no Candal, aldeia do vizinho concelho de S. Pedro do Sul, passando junto à igreja matriz. Aqui, seguimos por um caminho que desce para Covêlo de Paivó, que se liga com o PR13 - Na senda do Paivô. Sobe-se para as antigas minas do Muro, dirigindo de seguida para Silveiras e depois para Cortegaça, aldeia já abandonada. Atingido o estradão da cumeada, inicia-se a descida para Meitriz e vale do Paiva, onde se atravessa na ponte para o lugar de Além-do-Barco. Aqui inicia-se a subida para Vilar de Servos e chegamos a Alvarenga, onde passamos a primeira noite em Hospedagem.

Dia 02 (Alvarenga - Santa Maria do monte): A segunda etapa inicia-se em Alvarenga e depois de passar por Lourido, atravessa-se o rio Paiva na ponte suspensa que liga ao Passadiço. Percorridos cerca de 300 m, sobe-se para Canelas e daqui para o Museu das Trilobites Gigantes - Centro de Interpretação Geológica de Canelas. Daqui sobe-se ao Gamarão de Cima, rumando de seguida para a Sr.ª da Mó, onde se inicia a descida para Arouca, encaminhando-se daqui para S. Salvador do Burgo e, de seguida, para St. ª Maria do Monte onde termina o dia e seguimos para hospedagem.

Dia 03 (Santa Maria do Monte - Candal): A terceira etapa começa com a subida para a Portelada, onde percorre caminhos comuns com o PR2 – “Caminhos do Vale do Urtigosa” até Souto Redondo e Póvoa Reguenga. Da Póvoa segue para o Merujal, inicialmente, pelo ancestral caminho da Sr.ª da Laje e depois, por um caminho florestal. Atravessada a estrada municipal, entra no Merujal onde liga com a antiga via romana de Mérida a Braga, por Valongo, e o PR15 – “Viagem à Pré-história”, que acompanha ao longo de vários troços.

Chegado ao parque de campismo, entronca com o PR7 – “Nas Escarpas da Mizarela”, com o PR16 - "S. Pedro Velho" e com a Rota dos Geossítios ("G3 - S. Pedro Velho”). Daqui segue para Albergaria da Serra, por caminhos comuns aos PR15 e 16. Por este último percurso, os dois apenas se cruzam num pequeno troço após a ponte do ribeiro do Merujal.

Após deixar o bonito largo do coreto de Albergaria, passa pelo cemitério e após este, deixa o PR15 seguindo, à direita, pela já referida via Romana, voltando a encontrar o PR15 na Portela da Anta. Daqui sobe ao Vidoeiro, passa pela casa abrigo e desce, de seguida, para Tebilhão onde percorre o PR6 – “Caminho do Carteiro” até Cabreiros e finda na Aldeia de Candal onde estará o nosso transporte.

Ficha Técnica:

Distancia: 85 km

Duração: 3 dias

Dificuldade: Moderado-Difícil 

Programa:

Dia 01 - 07:00h - Ponto de início - Candal

Dia 03 - 17:00h - Término previsto - Candal

Inclui:

Guia certificado, equipamento de proteção (máscara e gel desinfetante), seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transporte desde Santa Maria da Feira e estadias em hospedagem.

Oferta: Reportagem fotográfica.

Trazer:

Lista de equipamento pessoal, a enviar após inscrição.

Condições:

- Preço: 100,00€ por pessoa;

- Não inclui: Alimentação, equipamento de proteção individual e outros não identificados como incluídos;

- A atividade têm um numero mínimo de quatro participantes para se realizar;

- O participante é responsável pela condição física necessária para a atividade proposta e deve informar o(s) instrutor(es) de qualquer situação de risco que possa limitar ou impedir o desempenho;

- A participação de menores está condicionada ao acompanhamento de um representante adulto;

- O pagamento de qualquer atividade poder-se-á efetuar pelos seguintes passos:

1) De forma a reservar a sua atividade deve efetuar uma transferência bancária do valor total da atividade no momento de inscrição, para a conta com o IBAN: PT50 0035 0722 00002646300 31 ou por MBWAY para o numeto +351936991650;

2) Enviar o comprovativo de transferência (digitalização/foto) para o email: info@mentedesportiva.pt - com o nome e data da atividade no assunto do email ou colocar esta informação no descritivo do movimento bancário;

- Qualquer incumprimento dos prazos pode resultar na perda da reserva e/ou montante já liquidado;

- Dever de informação (ao abrigo do artigo 6o do DL n.o 108/2009 de 15 de Maio) - Clique aqui

Compartilhe este evento